Como guardar e reaproveitar sacolas plásticas

Primeiro, as sacolas plásticas eram as vilãs da hora e o bom mesmo era só usar as de pano, retornáveis. Depois, as pessoas começaram a se lembrar que em muitas casas brasileiras as sacolas de plástico têm um uso, que pode não ser dos mais nobres, mas é dos mais importantes: servir de invólucro para o lixo. Aqui em casa, eu sempre aproveitei as sacolas plásticas do supermercado para colocar lixo. O problema é como guardar as controversas sacolinhas, até elas serem usadas.

Quem guarda sacolas para reaproveitar sabe o volume que elas podem fazer se não forem dobradas corretamente. Para resolver o problema de espaço e organização, desenvolvi um método. Encontrei uma sacola – não de tecido, mas de TNT, dessas que a gente recebe de brinde – e pendurei na lavanderia. Dentro dela, coloco as sacolas plásticas, dobradas de um modo que não ocupam mais espaço do que o estritamente necessário. Olha só:

como dobrar sacolas plásticas

como dobrar sacolas plásticas

como dobrar sacolas plásticas

como dobrar sacolas plásticas

como dobrar sacolas plásticas

como dobrar sacolas plásticas

como dobrar sacolas plásticas

1-Deixe a sacola bem esticada, usando a palma da mão para retirar todo o ar interno e as possíveis dobras e amassados.
2-Dobre a sacola ao meio, na vertical.
3-Começando pela parte de baixo da sacola, vá dobrando de maneira que se forme sempre um triângulo a cada dobra.
4-Quando chegar bem perto do topo da sacola, mantenha o formato triangular dobrando as alças para dentro do triângulo, de modo que fiquem bem firmes.
5-Para diminuir ainda mais o volume, aperte o triângulo com a palma da mão.
6-Seu triângulo-sacola está pronto. E você vai ver o quanto de espaço vai economizar.

lavanderia

A sacola de TNT com as sacolas plásticas fica pendurada atrás da porta da lavanderia. Além de não ocupar quase nada de espaço, ainda fica sempre a mão, para ser usada o tempo todo. Assim ninguém precisa ficar com peso na consciência por continuar a consumir sacolas de plástico. Ao menos elas são reaproveitadas, evitando que se consuma mais sacos de lixo – que também são de plástico, poluem o ambiente e custam dinheiro extra já que precisam ser comprados (ao contrário das sacolas, que continuam sendo de graça para o consumidor).

Para saber mais:
Saco de plástico
As sacolas de plástico devem ser substituídas?

FONTE: http://www.bananacraft.com/blog/reciclagem/2009/10/02/como-guardar-e-reaproveitar-sacolas-plasticas/